Open a popup window

MUSEU VIRTUAL DA RÁDIO DUEÇA

MIRANDA CITY

Miranda City I

Miranda City II

JORNAL BLITZ

ACONTECE RÁDIO

SPOT'S HISTÓRICOS

CAMPANHA VIH

TOP 40

PREVENÇÃO INCÊNDIOS

TOP ESPACIAL

UK TOP 20

GINGLES HISTÓRICOS

A VIDA É...

RD É O MÁXIMO...

30 ANOS

RD É O QUE TÁ A DAR...

ABRAÇO ATRAVÉS DO SOM!

RD GOSTAMOS DE VOCÊ!

ESTAÇÃO PARA TODO ANO

RD MAIS MÚSICA

EU E VOCÊS...

RD ROBOT

POSTO DE RÁDIO

TODAS AS HORAS...

PROMO RDS

RD THE BEST

Uma das primeiras Grelhas de Programas

A rádio em Miranda do Corvo

 

 No início da década de 80, o município de Miranda do Corvo decidiu transformar o espaço envolvente do Edifício da Câmara, e construir um Jardim Municipal que dignificasse e embelezasse o espaço nobre do centro da Vila, tomando igualmente a decisão de sonorizar aquele espaço, permitindo assim tornar mais agradável a permanência das pessoas no local.

Após a conclusão desta fase, para além de se ouvir vários postos de rádio, ou música selecionada para o efeito, foi levantada a hipótese de, uma vez que existiam os meios, produzir programas locais, aos domingos, realizados pelas pessoas que se manifestassem interessadas.

Esta terá sido a génese para a criação de um posto de rádio em Miranda do Corvo.

Após um período de planeamento, testes e acertos, no dia 4 de Agosto de 1984, foi possível ouvir-se pela primeira vez no éter os sons experimentais da Rádio Dueça / Associação Rádio Livre de Miranda do Corvo.

Com pequenos passos, foi-se avançando no tempo, num período em que ouvir a ‘’nossa’’ Rádio era qualquer coisa de extraordinário e fascinante. Com pouco tempo de existência, cerca de cinco anos, tornou-se óbvio que o sonho se tinha tornado realidade e que era chegada a hora de crescer ainda mais.

Coincidindo com a aprovação do Decreto Lei que possibilitaria a existência legal das Rádios Locais em Portugal, que tal fosse possível seria preciso parar por completo as Emissões preparar o processo burocrático, apresentar candidaturas e por fim aguardar a decisão das Autoridades que detinham o poder de atribuição do Alvará de Radiodifusão.

Em Dezembro de 1989 a Rádio Dueça / Associação Rádio Livre de Miranda do Corvo, emitiu pela última vez e em Junho de 1990, nascia a Rádio Dueça, Rádio Local de Miranda do Corvo quebrando o silêncio, e iniciando um novo ciclo de existência.

Num Concelho onde as possibilidades de evoluir economicamente eram escassas e em que o mercado comercial para exploração era mínimo, tornou-se uma missão quase impossível levar a Rádio a bom porto, mesmo assim, das 6 horas de emissão iniciais a Rádio Dueça foi alargando o seu tempo de emissão, recorrendo sempre aos colaboradores que nunca foram remunerados pela realização de programas, estabelecendo protocolos com outras Estações de Rádio no sentido de obter Serviços Noticiosos de âmbito Nacional e Internacional, (Rádio Press, e RDP - Antena 1 e Antena 3), garantindo esta última  também  emissão noturna.

Emitindo já 16  horas diárias, com produção própria, e garantindo 2 postos  de trabalho efetivos e um em tempo parcial, em 1996, a Rádio Dueça começa a sentir graves problemas, quer em termos de subsistência, quer em termos de manutenção de qualidade de emissão, este ultimo mercê de um acidente provocado por uma forte descarga elétrica que danificou irremediavelmente grande parte do equipamento de emissão e de estúdio.

Desde a sua aprovação como Rádio Local, a Rádio Dueça, por imperativos processuais, ficou ligada à Cooperativa Mirante, detentora do Alvará e proprietária do Jornal Mirante, no entanto era desejo dos colaboradores da Rádio Dueça criar uma estrutura especificamente vocacionada para a radiodifusão levando um grupo de colaboradores  em 1997 à criação da Rádio Dueça Informiranda, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, vocacionada exclusivamente para a gestão e desenvolvimento da Rádio possibilitando assim a reestruturação da Rádio e a prossecução dos seus objetivos como Rádio Local, tendo para tal sido lavrado um acordo com a Cooperativa Mirante no sentido de se proceder à transferência do Alvará para a nova Cooperativa.

Não foi com a criação de uma nova Cooperativa que se afastaram os problemas, antes pelo contrário, as adversidades não pararam, e foram travadas lutas constantes para a resolução dos problemas.

Entre 1998 e 2001, apesar dos pesares, a os corpos sociais da Rádio Dueça levaram a cabo algumas iniciativas que possibilitaram o relativo equilíbrio da Rádio, e através

do recurso ao Programa Comunitário LEADER II, conseguiu adquirir equipamento de emissão adequado às novas realidades, quer em termos de emissão geral quer de emissão entre os Estúdios e o Centro Emissor, equipar os estúdios de produção com novos suportes técnicos e regularizar a situação processual da Estação .

No dia 18 de  Dezembro de 2002 foi Transferido oficialmente por deliberação da Alta Autoridade para a Comunicação Social o Alvará de Radiodifusão da Cooperativa Mirante para a Rádio Dueça Informiranda CRL, concretizando-se assim um dos objetivos mais aspirados pela Cooperativa e colaboradores.

Ao longo dos anos, a Rádio Dueça teve Colaboradores/ Realizadores, um pouco de toda a parte, de Miranda do Corvo e das Freguesias do Concelho, das Escolas, de Associações e Instituições, de fora do Concelho, e se à partida alguns demonstravam não ter grandes aptidões para desenvolver a atividade de Rádio todos adquiriram conhecimentos mínimos para levar a cabo os seus projetos tendo a Rádio Dueça contribuído para moldar personalidades e  formar civicamente alguns colaboradores que à data de entrada na Rádio mais não eram do que crianças crescidas com vontade de fazer coisas diferentes.

Colaborando com Estabelecimentos de Ensino Profissional, administrando estágios e ações de Formação em Contexto de Trabalho nas áreas técnica e de produção tendo estabelecido parcerias que viriam a constituir mais valias no futuro.

Em  2002 a rádio atinge a maioridade e começa a fazer-se sentir a necessidade de instalações próprias condignas proporcionando estabilidade essencial para crescer em termos qualitativos e de conteúdo.

Ao longo daqueles 18 anos, a Rádio Dueça deve ter sido das entidades mais ativas de entre Associações e Coletividades do Concelho, esperando continuar a levar até ao público em geral os resultados do seu trabalho, sem nunca descurar a evolução de meios e pessoas, alargando os seus objetivos e contribuindo para o desenvolvimento do Concelho de Miranda do Corvo.

De 2003 a 2005 operaram-se inúmeras mudanças e melhoramentos, consolidação de projetos, alargar horizontes e abraçar novos desafios.

Foram anos decisivos durante os quais se concretizou a informatização dos sistemas indispensável para a gestão de meios e conteúdos, o aparecimento físico pela primeira vez da Rádio Dueça na internet e o início das emissões online que permitiram chegar a todo o mundo.

Nos últimos anos este projeto tem sobrevivido. À semelhança de tantos outros, nos mais variados setores de atividade, sentimos mais ou menos dificuldades, mas mantivemos sempre a identidade da Rádio Dueça e os valores e objetivos que estiveram na sua origem.

31 anos após a sua primeira emissão a Rádio Dueça não esquece o passado mas pretende continuar a trilhar caminho para o futuro.

A rádio em Miranda do Corvo será aquilo que se fizer dela, não isoladamente, mas com o contributo de todos os setores da sociedade.

HISTÓRIA DA RÁDIO

email: radiodueca@gmail.com

Rádio Dueça Informiranda,CRL

Rua de S.Mateus nº1,

3220-195 Miranda do Corvo

Coimbra - Portugal